quarta-feira, 24 de maio de 2017

escritores vascaínos: Rubem Fonseca

um excelente perfil de Rubem Fonseca. Pelo que me lembro, trata-se de uma das melhores matérias já publicadas na Bravo

O personagem principal do romance O Seminarista se chama José, gosta de árvores, torce pelo Vasco da Gama, considera o vinho a única bebida digna de acompanhar uma refeição, ouve rock, é apaixonado por poesia e tem um amigo tira de sobrenome Vásquez. O autor de O Seminarista, Rubem Fonseca, também se chama José – José Rubem, ou Zé Rubem, para os amigos. Em uma das crônicas publicadas na coletânea O Romance Morreu, assume-se como “dendrólatra”, nome que se dá a alguém que gosta de árvores. Torce pelo Vasco da Gama, time carioca associado aos descendentes de portugueses, como ele. Na família de origem lusitana aprendeu a apreciar o vinho.
José Rubem passou a escrever crônicas autobiográficas para a internet. Nelas, o autor fala sobre a própria infância, sobre suas viagens a Nova York, Berlim e Israel e sobre suas brasileiríssimas paixões por carnaval e futebol.

José Rubem deu uma de suas poucas entrevistas para a televisão brasileira. (Outro momento histórico que o escritor presenciou, segundo relata numa crônica, foi a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Ele estava na arquibancada do Maracanã.) 



Nenhum comentário: